sexta-feira, 10 de julho de 2009

[Matéria] Como seria um RPG sem Clichês

Lendo um post da minha amiga @flavigasi sobre os cliches dos jogos de RPG achei que seria bem interessante imaginar um game do gênero sem os clichês 'ruins' e sim os pontos fortes.

Antes quero lembrar que estou escrevendo isso inteiramente da minha cabeça com base no que eu sei sobre games juntamente com os clichês mais comentados na matéria da Flavia.



Jogos de RPG são demais, não é a toa que é um dos gêneros que mais possui títulos. Sendo assim algumas características seguem um "roteiro", e para não deixar de ser um role play vou organizar esse roteiro e quebrar só as regras que eu acredito que mereçam.


1-Em todo RPG você é um Herói lendário, seja de origem humilde ou não.

2-O mundo está sempre em um momento pré ou pós apocalíptico.

3-Você tem a obrigação de impedir ou consertar a regra 2.

4-Sempre existem lendas que todo mundo sabe menos você!

5-Heroísmo sempre! Salve todos que puder até mesmo os vilões (salvo se eles se transformarem em um mostro).

6-Existem sempre um vilão por traz de todo mal, mas você terá que fazer uma jornada enorme antes de lutar contra ele.

7-Já você, ou será um garoto que todas as mulheres amam ou uma menina pela qual nenhum garoto se interessa.

8-Ainda sobre os heróis, eles sempre vestem roupas impossíveis de existir, tapar suas partes íntimas ou proteger do frio e, principalmente, carregar tanta coisa.

9-As armas sempre seguem o seu nível (level), se você é muito fraco, de duas uma, ou não pode comprar ou não pode equipar armas ferradas.

10-Sempre existe um personagem com ligação muito forte com a "natureza" ,ou a "magia", ou algo antigo e místico.


Com base nesse roteirinho hora de bolar o game, não se preocupe pois vou dar mais ênfase aos detalhes.O Personagem:
-Para a regra 1 , os anti-heróis estão na moda então que se lasquem eles junto com os mocinhos também, quero um RPG onde o objetivo é ser o vilão! Eu quero bolar um plano mirabolante pra transformar esse reino chato em algo que dê um pouco de adrenalina. De quebra já morrem o 2º e 3º itens da lista (ponto pra mim). Mas e se você não quiser ser um vilão? Jogue os RPG que já existem (y).

-Deixando a maldade de lado: Mesmo sendo vilão, você não odeia e/ou quer matar todo mundo, você só quer governar com punho de ferro! E se não tiver pessoas para serem governadas não tem graça! Então não mate qualquer aldeão que você ver pela frente.

-Pra fechar o 7, você terá que ser um garotinho feio ou uma mulher lindíssima. Pra fins de anonimato o garoto é melhor, mas a mulher é mais interessante e terá facilidade em convencer homens a fazer coisas pra ela. Ótimo pra convencer o herói e outros panacas.

-Vilões sempre tem alguma motivação poética, filosófica ou traumática para cometer seus crimes. Arranje alguma.


O Mundo:
-Todas as lendas são criadas para dar esperança ao povo, assim nelas algo sempre salvará o povo. Se você quer ser um bom vilão é bom você se prevenir, conheça-as.

-Se o mundo está belo e pacífico é bem provável que algum herói já o tenha salvo alguma vez, estude onde o antigo vilão falhou e assim você evita o déjà vu.

-Nesse game, as pessoas das vilas não sabem de nada, não contam nada e mesmo se escapar algo útil eles não gostam de repetir as mesmas coisas, fique atento a isso!

-Não ande pelas vilas exibindo seu arsenal, é suspeito uma garota que carrega uma Dragon Slayer! Além do mais você quer anonimato.

-Nas vilas daqui você NÃO vai poder entrar e roubar as casas o quanto você quiser.

-Se conseguir uma relíquia, venda-a! Ela vale uma grana e você precisa de patrocínio.

-Se você adquirir alguma influência política use-a pra semear discórdia, mas com moderação.No fim alguém pode perceber que você tem um Q de "língua de cobra" e estragar seus planos.

-Preocupe-se com a sua segurança: cidades e vilas são magicamente protegidas dos monstros (porque Deus quis!) então não se afaste muito delas, mas não se aborreça comigo! Se eu quebrasse esse clichê a humanidade não existiria, todos os monstros destruiriam os vilarejos e cidades e ninguém sobraria pra ser governado.

-Já fora das cidades e vilas não há governo. Pode estraçalhar todo mundo à vontade. Aproveite-se disso.
A Meta:
-De volta ao plano maléfico, não pense que vai dar tudo certo, afinal, estamos quebrando clichês.

-Existirão pessoas que desconfiarão de você e elas tem que sumir! (Que medo)

-Você terá que fazer coisas humilhantes para conseguir os itens do seu "plano final", mas sempre dá pra você deixar o herói fazer algumas coisas por você.

-Falando nele, não esqueça: depois de rouba-lo, mate-o! E fim! Surgirão outros heróis, então não se preocupe pois terá sempre alguém pra você explorar. (Morte pros itens 5 e 6)

Os Meios:
-Você não tem um buraco negro no bolso, portanto tenha uma bolsa e um covil pra montar seu plano (8º item).

-Será interessante que as lojas de cada vilarejo não vendam mais sempre os mesmo itens, cada uma vende uma coisa pois não há rotas de comércio, pra comprar algo você terá que viajar.

-O vendedor não vai comprar de você coisas que não interessa pra ele. E se comprar algo de você vai ficar com ele, e cobrar muito mais se você quiser de volta.

-Pra viajar atrás de itens: pague algum meio de transporte, e use o mais rápido (a não ser que esteja fora de seu orçamento).

-Não se esqueça: machucados se curam em hospitais; não vá dormir em qualquer estalagem e achar que vai acordar novo em folha, a coisa não é bem por ai. Demora pra curar uma perna quebrada, então não se quebre a toa.

-Se você não é forte o suficiente pra matar os heróis, manipule um mostro pra fazer isso por você. Mas não o coloque em uma caverna, elas tendem a desabar (E isso é sério).

-Tenha aliados, mas se livre deles antes que eles passem você para trás. E sempre escolha aliados mais fortes e mais burros que você (geralmente jovens são mais facilmente enganáveis).

-Sempre que encontrar personagens sensíveis a algo mágico, manipule-os para que te ajudem no seu plano (10º item).

-Compre armas, você precisa se defender. E não economize, lembre-se do item 'segurança'.

-Atenção, é regra de RPG que só existam um grupo tentando salvar o mundo, então fique atento a ele.
Por fim...

-Os vilões sempre tem que ser mortos duas vezes pelo herói, então prepare sua carta na manga para vencer o herói na primeira vida, ou pelo menos que sua segunda forma seja arrasadora.

-Qualquer vilão sempre termina o jogo de uma das duas maneiras: morto ou do lado do mocinho. Não há meio termo. Em último caso, alie-se ao herói.


Bem, é isso, acredito que seria um ótimo game. Claro que o foco foi a história e a lógica e não os mecanismos de jogo como batalhas e etc. E também criar UM game em especial e não a maneira que seriam os games de RPG sem esses clichês.

Aberto a sugestões, me despeço e deixo o mantra brega "não é mais só um game".
Compartilhe:

2 comentários:

Lory disse...

Eu compraria esse jogo, hahahaha *-* Curtiiii!!

Jr disse...

HAUHAUHAUHAUHUAA.....
Faz muito tempo que não mestro uma mesa de RPG, mas se ainda estivesse na ativa, com certeza faria uma ótima campanha baseada nesse seu POST.

Postar um comentário