terça-feira, 11 de maio de 2010

[NaMão] Picross 3D

Olá, gente! Mais uma matéria aqui para o TudoNoPote sobre um game fresquinho!
O jogo de hoje é um que vendeu 38mil cópias para o Nintendo DS na terra do sol nascente apenas na sua primeira semana de vendas: Picross 3D.
Ele foi lançado dia 12 de março de 2009 no Japão, mas só veio para estes lados no dia 05 de março de 2010, na Europa, e 03 de maio nos EUA. 

Picross 3D é a sequência do game (que acabou passando meio batido) Picross DS, e segue a mesma linha, só que com puzzles tridimensionais. Apesar da aparência meio infantil, pertence a Touch! Gererations da Nintendo.

Como funciona:
A cada nível, aparece um puzzle em forma de cubo ou retangular com vários números em seus cubinhos menores. Esses números são as dicas que ele te dá para resolvê-lo dentro do tempo limite e revelar a forma "escondida" nele. Por exemplo: se aparece o número 0 em uma linha, significa que você pode descartar todos os cubos dela (apertando para cima no Control Pad + ou X), e se existem 5 cubos em uma linha e está marcado o número 5, significa que você pode marcar todos eles (apertando para a direita no Control Pad + ou Y) com a certeza que eles pertencem à forma final. E existem outras coisas para te ajudarem, como as pecinhas azul e vermelha (que você pode ver na imagem ao lado), que permitem que você corte o puzzle em camadas para poder visualizar os cubos que estão mais no centro, e os símbolos nos números: o círculo indica que aquele número de peças pertencem ao objeto que será revelado, mas estão separados em dois grupos; o quadrado segue a mesma lógica, só que em três ou mais grupos.

Também na imagem, repare que na tela de cima do DS há três cores diferentes no relógio e cinco cubos amarelos. Todos os desafios podem ser resolvidos em até uma hora, e você tem cinco chances para errar. Resolvendo dentro do "tempo verde" e sem errar nenhuma vez, você ganhará três estrelas; errando uma ou mais vezes, ainda no "tempo verde", duas estrelas; errando ou não, mas resolvendo dentro do "tempo amarelo" te garante uma estrela; resolvendo no "tempo vermelho", você não ganha estrelas. Essas estrelas são usadas para você destravar puzzles bônus, cada um com um "custo" de estrelas. Se você errar as cinco vezes (mostradas pelos cubos) é Game Over e você deve começar novamente.

Quando você elimina todas as peças desnecessárias, a forma é revelada. Elas, então, vão para uma galeria. Formas com temas em comum (por exemplo, animais, letras ou objetos de escritório) vão para a mesma foto na galeria, e você deve ir completando com todos os objetos enquanto vai solucionando os puzzles.

Agora, a minha opinião sobre o game:
Picross 3D é um game divertido que faz você raciocinar, te deixa intrigado e te prende por até horas fazendo um puzzle atrás do outro. Ótimo para quem curte jogos que fazem você pensar, e não é a toa que está fazendo tanto sucesso pelo mundo afora. Mas...
(Sempre tem que ter um "mas"!)
O visual do game peca. E muito (observe a imagem ao lado e você já entenderá parte do que quero dizer).
A maioria dos objetos que são revelados assim que acaba o puzzle são irreconhecíveis (até mesmo depois de ficarem coloridos e estarem se mexendo, como o navio na imagem). A maioria nem mesmo lembra o que realmente deveria ser. Um exemplo é quando o Tulio, dono do blog, estava jogando: ele completou um puzzle e disse "Olha, é a letra P... Ah, não, é um machado".
(Sem contar esse cubo amarelo que fica na tela de cima, o mascote do game. Ô, bicho feio! Qual será que era a intenção dos produtores do game ao fazer ele? Era para ser um pássaro?)


Resumo da ópera (como sempre): um jogo bom, mas que poderia ser melhor.
Deixarei aqui um vídeo do gameplay para deixar um pouco mais claro como funciona:

    



Espero que tenham curtido e... Até o próximo game!
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário