quarta-feira, 28 de abril de 2010

[NaEstante] Monster Hunter Tri

Saudações, leitores do TudoNoPote! Estamos aqui com mais um [NaMão],a seção de previews do Pote. E hoje vou falar de uma bomba da Capcom que já estourou no Japão e promete estourar por aqui!

Bem, quem me segue no Twitter (@tu_vitoretti) sabe que nas últimas semanas eu enchi o saco de todo mundo de tanto que eu falei e retuitei coisas sobre Monster Hunter Tri. Então vamos afiar todas as lâminas aqui pra eu parar de importunar meus seguidores!


Situemos os mais desorientados: MH3 é um Action/RPG game desenvolvido pela Capcom que possui uma carga histórica muito grande em terras onde os olhos não se abrem como os nossos, mas que por aqui está fazendo sua primeira grande quest.
É sim eu falei "quest", mas não, esse não é um RPG japonês com "batalhas de menu", personagens que só trocaram de peruca e CGs ultra-realistas (apesar de adora-los!), esse é um game sobre caçar monstros, pequenos ou grandes. Ao mesmo tempo, ele é tudo que um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Play Game) sempre quis ser, sem ser um MMORPG. Por quê? Já explico.


MH3 é um game sobre criar personagens, equipar armaduras, comprar espadas e fazer quests. Você vive em um pequeno vilarejo e nele você adquiri suas missões (quests), ajuda os moradores, coleta recursos e fabrica seus equipamentos, com direito a ferreiro e tudo mais.
Mas com todos esse elementos ele ainda é um game onde balançar a marreta em monstros gigantescos, descobrir seus pontos fracos e sobreviver sozinho mundo afora é o que mais vai te divertir.

É um game que apesar da violência de golpes e o sangue não traz um apelo adulto, visualmente falando. Na verdade, ele tem até toques de humor com piadinhas no estilo mangá/anime. Mesmo assim é preciso uma paciência não casual pra vencer certos monstros. Você precisará pensar na sua estratégia muito bem, preparar itens e equipamentos, escolher bem a arma e estudar bastante o inimigo. Inimigo esse que as vezes é enorme e assustador. Os "chefes" são muito fortes e geram uma tensão envolvente que faz você grudar os olhos na tela e nem piscar. E algumas batalhas são longas e exigem de você, cheguei a demorar 45 min pra vencer um chefe (mais até que alguns chefes do Metroid! O.o).
 
Falando um pouco da parte técnica: Os gráficos são impressionantes para o Wii, houveram até comentários do Zelda Team (equipe responsável pelo desenvolvimento da série The Legend of Zelda) que a pressão sobre ele pra surpreender no próximo Zelda aumentou devido a qualidade alcançada pela Capcom em MH3.
Claro que não podemos comparar com games do PS3 e X360, mas os gráficos são muito bons mesmo.
A trilha sonora ambienta muito bem e os sons que os monstros emitem são bem realistas.


Monter Hunter foi projetado para Classic Controler Pro mas pode ser jogado com Wii Remote + Nunchuk ou Classic Controler (comum). Existem duas configurações de botões para o CC, uma delas é ótima a não ser por um detalhe: um dos golpes (o chute) fica no botão (+). Essa configuração é feita pro CC tradicional mas é muito estranho apertá-lo e não é muito prático. 
A segunda configuração do CC resolve esse problema, o botão de Chute passa a ser o (X) onde ficava o antigo "Golpe Forte", entretanto o golpe forte passa para o analógico 2 e você perde o controle da câmera (transferida para o direcional comum). Isso é péssimo para jogar pois essa não se ajusta automaticamente e é importantíssimo ficar de olho em sua caça. Você pode dar um leve toque no botão (L) para colocar a visão exatamente atrás do jogador (como na série Zelda, já em 3D)  mas eu não achei isso prático.
O padronizado Wii Remote + Nunchuck não é tão bom quanto o CC (config 1) somente por 2 detalhes: os combos alternados de golpe fraco e forte acontecem com muito mais facilidade no CC e novamente o controle de câmera (também no direcional comum) não é muito fácil de usar, mas dessa vez o (c) como ajuste rápido de ângulo é muito útil e pode salvar vidas na hora H.

Outros atrativos que "O Caçador" traz nessa versão são os modos multi-player. Além da possibilidade de fazer quest online com amigos ou completos desconhecidos, você ainda pode jogar em casa em telas dividas! O que é muito interessante, se nenhum de seus colegas tiver Wii (ou Wii com internet). Mas espere! Se você ligar nos próximos 40 mins se um colega seu tiver Wii, MH3 mas não tiver Internet, ele pode transferir o personagem dele pra dentro da memória do Wii Remote e levar somente o controle até sua casa para jogar com aquele querido char dele! Awesome, não? Falando em coisas legais, trocar uma ideia na hora do combate é bem legal, além de poder ajudar muito a estratégia ,em grego strateegia, em latim strategi... do grupo, certo? Pois bem, pensando nisso foi implantado no modo online um sistema de chat com a ajuda do Wii Speak, um acessório interessante mas pouco usados nos jogos de hoje. Quem sabe MH3 ajuda a torná-lo popular e aceito em mais jogos. O modo online ainda promete novíssimas quests regularmente pra tornar a coisa mais replay do que já é.

Se você ainda não se interessou por esse game não consigo pensar o que pode te agradar, Monster Hunter Tri é emocionante, inteligente e bonito. Ainda não é perfeito, tem pequenos bugs de interação entre o personagem e o solo mas nada que atrapalhe a caçada.

Ainda há muito o que se falar sobre esse game e o TudoNoPote vai manter todos vocês atualizados com muita informação e novidades!

 
Nota Final do Pote :
5, Litros de Sangue de Monstro Gigantes!
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário