terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[NaEstante] The World Ends With You

Olha eu aqui de novo, gente!
Desta vez, vim dizer sobre um game que não é tão novo, mas fez muito sucesso, conquistou muitos fãs e recebeu muitos prêmios da
IGN.com, como melhor jogo de RPG para Nintendo DS, melhor história para um jogo de NDS e melhor jogo do ano de 2008 para o console. Ele também foi indicado para outros prêmios, incluindo melhor roteiro original e melhor desenho artístico para jogo de Nintendo DS.

 

Estou falando de The World Ends With You, ou すばらしきこのせかい (Subarashiki kono sekai - It's a Wonderful World), como é conhecido no Japão.
Resolvi escrever sobre este ótimo RPG de ação da Square-Enix porque, além de ser um dos meus games preferidos, fechei-o recentemente, então achei que seria apropriado escrever sobre assim que eu terminasse.


A história:

O jogo começa com um garoto de cabelos laranjas que não se importa com nada nem ninguém à sua volta. E que, de repente, acorda no meio de um dos bairros mais movimentados de Tokyo, Shibuya. Confuso, começa a andar pelo bairro, até que encontra algumas criaturas estranhas que o atacam sem motivo. Enquanto foge delas, uma garota desconhecida fala para ele que o nome das criaturas é Noise e que eles devem fazer um pacto para derrotá-las e sobreviverem ao Reaper's Game durante sete dias.

Pois é, você "cair de paraquedas" no meio do enredo foi proposital. Os criadores do jogo (que, por acaso, são os mesmos de Kingdom Hearts) fizeram isso para instigar a curiosidade de quem está na frente das telinhas do portátil - e funcionou.
Enquanto o jogo se desenrola, você descobre que o nome do ruivo mal humorado é Neku Sakuraba, e isso é a única coisa de que ele se lembra. E tanto ele quanto os outros jogadores e até mesmo os Reapers, que criaram o jogo, estão todos dentro do UG (Underground, como é chamado Shibuya para quem está no jogo, já que as pessoas do RG -Realground- não podem vê-las) por um motivo em comum (e incomum)...

O jogo:
No que se diz sobre jogabilidade, The World Ends With You é um dos jogos que mais aproveitou todos os recursos do Nintendo DS - se não o que mais aproveitou. Os produtores queriam fazer um jogo que fosse exclusivo para o console e que pudessem abusar de tudo que ele podia oferecer. E abusaram.

Para sobrevirer ao jogo, você e seu parceiro devem cumprir missões escolhidas pelo
Game Master da semana e que chegam através do celular. Um marcador aparece na palma da mão direita de cada jogador, e a missão deve ser cumprida dentro do tempo limite (calma, não é de acordo com a passagem de tempo real). As missões variam desde simplesmente chegar a um local até derrotar um certo Noise. Mas, é claro, nem tudo é simples assim.

Haverá pessoas para te ajudar durante o caminho, mas haverá muito mais para
atrapalhá-lo. Principalmente Reapers. Existem Reapers maiores que vêm arranjar briga, e têm Reapers menores que criam barreiras simplesmente para impedir que você passe... A não ser que você cumpra o que ele quer. E isso inclui derrotar certo número de Noises, responder corretamente algumas perguntas sobre o jogo(!), trazer um item ou até mesmo usar uma roupa de uma marca específica.

Ah, sim: Celulares, marca de roupas; Shibuya de "TWEWY" é tão fashion, tecnológico, moderno e trendy quanto Shibuya verdadeiro. Para se ter ideia, segue tão à risca que os prédios, ruas, lojas e afins do game realmente existem (como, por exemplo, a famosa estátua de Hachiko), apenas com os nomes mudados por questões de copyright (e segue tão à risca porque os produtores queriam assim, então subiram em prédios e tiraram fotos de todo Shibuya sem autorização!).

E, claro, para sobreviver no
UG, você deve estar na moda, ou ditá-la. Tanto suas roupas quanto seus Pins (os bottons com poderes que Neku usa para atacar) têm marca. Usar uma certa marca onde ela é popular faz seus poderes ficarem mais fortes; numa área em que não é faz seus poderes ficarem até 50% mais fracos, de acordo com um "ranking". Mas entrar em batalhas repetidamente com uma marca não popular faz com que ela se torne, mudando a moda até no RG. Sim, o que você faz no UG influencia o RG, inclusive o pensamento das pessoas!

Agora vamos falar sobre outra parte legal: luta!
Para entrar em uma batalha, vo
cê deve "scanear" a área clicando no Pin que fica no canto inferior direito da tela. Com isso, você pode ler os pensamentos das pessoas do RG (muito útil em alguns momentos) e enxergar os símbolos de Noises vagando na tela. Clique em um ou mais símbolos (caso você queira uma Chain Battle; fica mais difícil a cada batalha, mas você ganha mais experiência e a chance de ganhar Pins e dinheiro é maior) e se prepare!

Durante as batalhas, ao mesmo tempo em que você controla Neku na tela inferior através de movimentos no touchscreen ou até mesmo no microfone, você controla o seu parceiro na tela superior com o Control Pad +, ou com o ABXY, se você for canhoto (mas você pode mudar a qualquer momento para o próprio jogo controlá-lo, caso você tenha muita dificuldade). Esse sistema é chamado "Stride Cross Battle System": você e seu parceiro devem lutar sincronizados, pois os Noises são os mesmos e vocês estão batalhando no mesmo lugar, só que em zonas diferentes. Consigam a sincronização máxima para dar um ataque especial que dá muito dano e recupera um pouco a sua barra de HP (que é a mesma para você e seu ajudante).
Mas atenção: durante a história, você vai trocar de parceiro, e cada um tem um estilo diferente de luta a que você tem que se adaptar. Shiki, por exemplo, usa Cartas de Zener para controlar seu poder e ataca com seu gatinho de pelúcia, o "Mr. Mew". As cartas vão estar para baixo, e de acordo com os comandos que você dá à personagem, uma carta será selecionada. Acertando as três cartas viradas você acumula estrelas para poder dar o ataque especial.

A trilha sonora:
Shibuya tem muitos estilos de roupa, música, pessoas. E a trilha passa exatamente essa sensação: um bairro na moda e diferenciado.
Você encontra alguns estilos musicais como Rock, J-Pop, Eletrônica e principalmente Hip-Hop. E, mesmo que você não goste de um ou mais desses estilos, você acaba se envolvendo e viciando nas músicas enquanto está dentro de uma loja ou durante uma batalha. Aliás, durante o jogo, além de roupas e comidas, você pode comprar as faixas da trilha sonora e escolher a sua favorita para tocar enquanto você acessa o Phone Menu (menu principal do jogo).
É só ouvindo para saber, mas dá para ter o gostinho do clima do jogo e das músicas aqui no site oficial.


Com um visual de encher os olhos, The World Ends With You é um jogo que induz o jogador a não querer parar de jogar para descobrir os mistérios que aparecem durante o caminho, mas mesmo assim os produtores adicionaram algo para fazer você largar um pouco o seu DS: um modo em que você ganha pontos bônus para evoluir seus Pins de acordo com o tempo que você ficou sem jogar. Mas como eles não querem que você largue o jogo totalmente, ele só conta pontos até uma semana de inatividade.
Além desse modo, há um
mini game chamado Tin Pin Slammer (que você deve jogar em algumas missões), onde o objetivo é usar os seus Pins como bottons normais e tentar derrubar o seu adversário do ringue.
E, claro, depois que você fecha o jogo, algo especial aparece no seu
Phone Menu, mas que não darei o spoiler do que é! Tudo o que direi é que envolve algo sobre Secret Reports...

Agora, um bônus para vocês: Enquanto pesquisava material para poder escrever aqui, descobri que os criadores do jogo têm uma página no DeviantART! Vale a pena conferir, contém
sketches e desenhos legais de quando o jogo estava em produção.

Espero que vocês tenham curtido a matéria, que vocês tenham paciência de lê-la inteira e que joguem
TWEWY!
Segue o mantra "Não é só mais um jogo" (acho que eu deveria criar meu próprio mantra, falando nisso...)!

Compartilhe:

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, dá até vontade de ter um DS só pra jogar esse jogo. parece q é mega inteligente e tchananudo, mas vou ter q esperar um tempo ainda u.u

mt bom o artigo, curti :D mt bem escrito e envolvente. mandou bem lory \o/

té +
p.s: Túlio, parabéns pelo blog, não entro mt mas acho ele mt foda

Raphael ( gipfell) disse...

loryyyy muitoo fodaaaa primeira materia q eu leio hahahaha vou começar a ler agora e sempre hahahah

bye bye

curti muito o blog

Postar um comentário